Viewing All Profiles (Showing 1-12 of 32 Results)
Angela
Email Address angferrari2003@yahoo.com.br
Instituição que estuda: Não
Instituição que trabalha: UFSM
Currículo: Professora Titular Aposentada da UFSM é Bacharel em Instrumento – Violoncelo pela Faculdade Santa Marcelina (1985) possui mestrado em violoncelo pela University of Notre Dame (1993) e o doutorado em violoncelo pela University of Miami (1996). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em violoncelo, atuando principalmente nos seguintes temas: performance em violoncelo, orquestra de cordas, orquestra de violoncelos, aulas de violoncelo, recital de música de câmara, história da música brasileira. Entre os anos de 2004 e 2010 foi coordenadora do Festival Internacional de Inverno da Universidade de Santa Maria, festival este que reuni professores instrumentistas e educadores musicais do Brasil e países de todo o mundo. No ano de 2018, mediante defesa de tese acadêmica inédita denominada Francisco Braga e sua música para o violoncelo recebeu o título de Professora Titular da UFSM. EM 2020 e 2021 foi co-cordenadora do Encontro de Violoncelos realizado em parceria com a UFRGS. É colaborada voluntária do Projeto de Extensão “Cordas Amazônicas”, desenvolvido por professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade Federal do Acre
Facebook: Angela Ferrari
Instagram: não
Twitter: não
Região: Sudeste
Daniel
Email Address dlessa1364@gmail.com
Instituição que trabalha: Orquestra Sinfônica da Unicamp
Currículo: Foi integrante da Sinfônica da Paraíba, aposentado da Sinfônica Municipal de Campinas, atua na Sinfônica da Unicamp, se apresentou como solista das respectivas orquestras. Experiencia com orquestras de câmera e quartetos. Apresentações no exterior como Japão e Bulgária. Foi integrante do Cello em Sampa, Orquestra de Câmera Solistas de Londrina.
Facebook: Daniel Lessa
Instagram: daniel.p.lessa
Região: Norte
David Angelo Talieri
Email Address davidtallieri@gmail.com
Instituição que trabalha: Eletro In-matec
Currículo: Estudante Violoncelo.
Instagram: david_talieri
Região: Norte
Dora
Email Address doraqueirozcello@gmail.com
Instituição que trabalha: Universidade Federal do Ceará
Currículo: Dora Utermohl de Queiroz is a cello and music education professor at the Federal University of Ceará, Brazil, where she coordinates a series of projects that offer free group string lessons to the community. Her doctoral research at the University of Aveiro, Portugal, is related to promoting self-regulated learning in online string instrument lessons.
Instagram: @doracello
Região: Nordeste
Emanuel
Email Address emanuelpilger@gmail.com
Instituição que estuda: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Instituição que trabalha: UNIRIO
Currículo: Emanuel Nunes Pilger iniciou seus estudos de violoncelo aos 7 anos de idade com o professor Ronildo Alves. Posteriormente teve aulas de piano por cerca de dois anos com a pianista Mirka da Pieva. Participou do Coral Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a regente Maria José Chevitarese e da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES), além de diversos festivais de música como Festival Música nas Montanhas, Festival de Violoncelos de Ouro Branco e Encontro da Associação Brasileira de Violoncelistas (ABRACELLO). Atualmente tem aulas com o violoncelista Hugo Vargas Pilger e está no 8º período de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Instagram: emanuel_nunes_pilger
Região: Sudeste
Fernando
Email Address fernandocmv@gmail.com
Instituição que trabalha: Musicale
Currículo: …….
Região: Sudeste
Frederico
Email Address frederico.nable@gmail.com
Instituição que trabalha: UFRN
Currículo: Frederico Nable é natural de Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos no violoncelo em 2006, aos 20 anos de idade, estudando posteriormente com Abel Moraes (São João del Rei – UFSJ), Alceu Reis (Rio de Janeiro) e Fabio Presgrave (Natal – UFRN). Em 2011 graduou-se em Licenciatura com Habilitação em violoncelo, em 2015 concluiu o mestrado pela UFRN e em 2016 tomou posse como professor efetivo de violoncelo na mesma instituição, onde leciona desde então. Foi professor de violoncelo convidado em diversos festivais de música no Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. Atualmente é coordenador da Orquestra Infantojuvenil da UFRN e integrante do trio “Calidris”.
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008380787189
Região: Nordeste
Gabriella
Email Address gfuglsig@hotmail.com
Instituição que trabalha: Freelance
Currículo: Vou adicionar depois.
Instagram: _bibi_kiki_
Região: Norte
George Elias
Email Address gcabral241@gmail.com
Instituição que trabalha: Autonomo
Currículo: Parte musical, toco Violoncelo desde 2019 na igreja e atualmente participo da orquestra da Casa da Cultura de Joinville e da Camerata da Sacar de Jaragua do Sul.
Facebook: George Cabral
Instagram: georgecabral_
Região: Sul
Gretchen Lydia Miller
Email Address millergretchen7@gmail.com
Instituição que trabalha: Faculdade Santa Marcelina
Currículo: Atualmente trabalha na FASM e é regente da Orquestra de Câmara Miller.
Região: Norte
Hugo
Email Address hugopilger@gmail.com
Instituição que trabalha: UNIRIO
Currículo: Hugo Pilger http://www.hugopilger.com Doutor em Música, Hugo Pilger é professor de violoncelo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e membro do Trio Porto Alegre. Compositores como Ernst Mahle, Ricardo Tacuchian, Ernani Aguiar, Maurício Carrilho, Wagner Tiso, Marcos Lucas, Leandro Braga, Marcelo Carneiro, Francis Hime, dentre outros, dedicaram-lhe importantes obras. Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. Em 2006, Hugo Pilger fez a estreia no Brasil da importante obra para violoncelo e orquestra Tout un Monde Lointain do compositor francês Henri Dutilleux, e, em 2009, a estreia sul-americana do concerto para violoncelo e orquestra Pro et Contra, do compositor estoniano Arvo Pärt. Em sua discografia destacam-se os álbuns “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar”, “Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano” com o pianista Guilherme Sauerbronn, “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano”, vol. I e vol. II com a pianista Lúcia Barrenechea e “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” com o pianista Ney Fialkow, com os quais tem obtido excelentes críticas e premiações. É autor do livro “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo”. Recebeu o “Prêmio Profissionais da Música 2018” na categoria “Instrumentista Erudito” e indicações ao Grammy Latino de 2012 e 2021. Participou de dezenas de programas de televisão em séries dedicadas aos quartetos de cordas e obras para violoncelo e piano de Heitor Villa-Lobos e seus pares. “Ouvi cuidadosamente sua interpretação e a descobri cheia de qualidades.” Henri Dutilleux (Paris) “Uma técnica impecável, um virtuosismo total no instrumento e com uma sonoridade assombrosa! Uma interpretação de tirar o fôlego!” Álvaro Gallegos M. (Santiago do Chile) “Pilger extrai uma sonoridade sedosa e íntima do violoncelo e, com um fraseado perfeito, se entrega a um desenho lírico da melodia.” Jorge Coli (Revista Concerno – São Paulo-SP)
Facebook: hugopilger
Instagram: @hugopilger
Região: Sudeste
Jaques
Email Address morelenba1@gmail.com
Instituição que trabalha: Mirante Produções Artísticas
Currículo: Carioca, em 48 anos de carreira como músico profissional, Jaques Morelenbaum tomou parte em 849 álbuns, colaborando com importantes nomes da Música Brasileira como Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Gal Costa, Milton Nascimento e Chico Buarque entre muitos, atuando como violoncelista, compositor, arranjador, regente e produtor. Participou também de produções musicais com artistas internacionais, entre eles Sting e Ryuichi Sakamoto, com quem inaugurou recentemente a Japan House em São Paulo, com um concerto ao ar livre no Auditório Ibirapuera para um público de vinte mil pessoas. Gravou com os portugueses Mariza, Carminho, Madre Deus, Dulce Pontes, Danças Ocultas e Rui Veloso, as cabo-verdianas Cesária Évora e Mayra Andrade, os franceses Michel Legrand, Juliette Greco e Henri Salvador, o angolano Paulo Flores, os japoneses Sadao Watanabe, Goro Ito, Choro Club e Gontiti, os norte-americanos David Byrne, Melody Gardot e Chris Botti, os espanhóis Maria Dolores Pradera, Clara Montes e Presuntos Implicados, os italianos Paolo Fresu, Luciano Pavarotti, Patty Pravo, Stefano Bolanni, Mario Biondi, Stefania Tallini, Massimo Modugno e Adriano Celentano, os argentinos Fito Paes, Jairo e León Gieco, os colombianos Santiago Cruz e Antonio Arnedo, o cubano Omar Sosa e a mexicana Julieta Venegas. Recebeu o Grammy na categoria World Music como produtor do álbum “Livro” de Caetano Veloso, o Grammy Latino de Melhor Disco de Música Brasileira, pelo álbum “Noites do Norte”, também de Caetano Veloso, e do Grammy Latino de Melhor Longa Metragem de Música Pop por sua co-produção do Acústico MTV de Julieta Venegas. Compôs e produziu inúmeras trilhas sonoras para o cinema e teatro, entre elas para os filmes “Nise, o Coração da Loucura”, de Roberto Berliner (Prêmio Aruanda de Melhor Trilha Sonora”, “Tieta” (Prêmio Sharp para Melhor Trilha Sonora) e “Orfeu do Carnaval”, de Cacá Diegues (ambas junto a Caetano Veloso), “O Quatrilho” (vencedora do Prêmio Coral do Festival de Cinema de Havana de Melhor Trilha Sonora, também com Caetano Veloso), “Jacobina” e “Lula, Filho do Brasil” (esta em parceria com Antonio Pinto, vencedora do Prêmio de Melhor Trilha Sonora da ACIE – Associação dos Críticos da Imprensa Estrangeira), os três últimos de Fábio Barreto”, “Olhos Azuis”, de José Jofilly (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro para Melhor Trilha Sonora da Academia Brasileira de Cinema), “A República dos Anjos”, de Carlos Del Pino, “Paid” de Laurence Lamers e “Central do Brasil” (junto a Antonio Pinto), de Walter Moreira Salles (vencedor do Prêmio Sharp para Melhor Trilha Sonora). Assinou a supervisão musical do filme “Abe”, de Fernando Grostein Andrade, e participou em cena dos filmes “Hable com Ella”, de Pedro Almodovar, tocando “Cucurucucu Paloma”, junto a Caetano Veloso, e “A Música Segundo Tom Jobim”, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Participou da Nova Banda de Tom Jobim como violoncelista e produtor de 1985 a 1994, excursionou o mundo todo tocando com Egberto Gismonti de 1988 a 1983, foi violoncelista, arranjador e diretor musical de Caetano Veloso de 1991 a 2005, colaborou com Gal Costa de 1994 a 1997, também como cellista, arranjador e produtor, e com Gilberto Gil de 2009 a 2014. Tomou parte do Quarteto Jobim Morelenbaum e do grupo Morelenbaum2Sakamoto, com o qual gravou os discos “Casa”, “A Day In New York” e “Live In Tokyo”. Participou dos álbuns “Alma” (2011) e “Eros”(2015), ambos de Paolo Fresu e Omar Sosa e em 2018 tomou parte do disco “Eu Te Amo, A Música de Tom Jobim” do bandoneonista italiano Daniele di Bonaventura junto ao pianista Giovanni Cicarelli. Lançou seu primeiro disco solo, “CelloSam3aTrio – Saudade do Futuro_Futuro da Saudade” (Biscoito Fino/Mirante), junto à Paula Morelenbaum e ao CelloSam3aTrio o álbum “Live in Italia _ Ommagio a Jobim” (Biscoito Fino/Mirante), gravado em Pádua, e com Zélia Duncan o álbum “Invento +”, dedicado à obra de Milton Nascimento. Produziu e arranjou recentemente o álbum “Cantante”, de Mariana Nunes e “Mariza Canta Amália”, de Mariza. Acaba de lançar, junto a Toninho Horta, Liminha e Marcos Suzano, o álbum “ShinKanSen”, que registra composições dos quatro músicos, e tem as participações especiais de Brandford Marsallis, Jesse Sadoc e Ryuichi Sakamoto.
Facebook: https://www.facebook.com/morelenbaum
Instagram: morelenba1
Região: Sudeste