Coordenadores

Maria Eduarda Canabarro
Núcleo de Coordenação
Maria Eduarda Canabarro é Doutoranda em Música – Práticas Interpretativas na UNICAMP e ministra masterclasses de Violoncelo. Em janeiro de 2022 foi convidada ao cargo de primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Jundiaí. De 2011 a 2019 integrou o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfonica Municipal de São Paulo, participando de grandes produções de ópera e da execução de importantes obras primas do repertório sinfônico. Obteve o Bachelor(2008) e Master in Music (2010) com Minors em piano e Performance de Música Barroca e Contemporânea na classe do professor Antonio Meneses pela Hochschule der Künste Bern, Suíça. Na mesma escola, obteve também o Certificate of Avanced Studies (2011), sob orientação de Conradin Brotbek. Em 2009 foi bolsista da Accademia Chigiana em Siena (Itália) e em 2003 especializou-se na Academia Pancho Vladigerov, Sofia (Bulgaria), na classe do professor Anatoli Krastev. Maria Eduarda foi aluna de renomados professores do cenário nacional e internacional, entre eles Antonio Meneses e Alceu Reis.
Pedro Bielschowsky

UnB

Núcleo de Coordenação
Natural do Rio de Janeiro, Pedro Bielschowsky é professor de Violoncelo da Universidade de Brasília (UnB). É bacharel e mestre em violoncelo pela Hochschule für Musik Franz Liszt de Weimar, Alemanha, pós-graduado pelo Conservatório Nacional de Strasbourg, França e doutor em práticas interpretativas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tendo como tema de pesquisa, o silêncio na música. Recebeu o Primeiro Prêmio no concurso internacional para jovens violoncelistas “Jorge Peña Hen” em La Serena, Chile. Participou de diferentes orquestras e ensembles na Europa tais como a Jeunesses Musicales World Orchestra, Staatskapelle Weimar e Orchestre Philharmonique de Strasbourg, que lhe permitiram percorrer importantes salas de concerto da Ásia, América do Norte e Europa, como a Tokyo Opera City Concert Hall, Alice Tully Hall no Lincoln Center em Nova York, Berliner Philharmonie, Radio France em Paris entre outros auditórios em mais de 20 países. Membro do Ensemble Iberoamericano que tem sua sede na Alemanha, vem há uma década promovendo a música de concerto dos séculos XX e XXI de compositores deste âmbito geográfico, participando de concertos e gravações para variadas formações camerísticas na Europa e América do Sul. Como músico de câmara, vem apresentando recitais em colaboração com os pianistas Sergio Pontes, Alessandra Feris, Luciana Noda, Lena Johnson e José Henrique Martins, no Brasil e na Europa. Foi por cinco temporadas membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Vana Bock

OSUSP e EMESP

Núcleo de Coordenação
Vana Bock é natural de São Paulo, Mestre em Artes (Performance) pela ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Robert Suetholz. Realizou a maior parte de sua formação na Escola Municipal de Música de São Paulo, tendo como principais professores: Gretchen Miller, Zigmunt Kubala, Tânia Lisboa, Ricardo Fukuda e Antônio Del Claro. De 2000 a 2003 foi bolsista da Fundação Vitae e do Ministério da Cultura, especializando-se em violoncelo e música de câmara na Academia Ferenc Liszt (Budapeste-Hungria), sob a orientação de M. Perényi, P. Szabo e G. Déri. Foi integrante das Orquestra Jazz Sinfônica por 12 anos e chefe de naipe da Orquestra Municipal de Jundiaí, de 2012 a 2018. Com essa orquestra, fez a estreia latino-americana do concerto para violoncelo e orquestra, da compositora D. Tabakova, sob regência de Cláudia Feres. Atua em vários grupos de música de câmara: Duo Imaginário, Quadril Quarteto de Cordas, Neymar Dias Trio e duos de violoncelo e piano (Erika Ribeiro, Daniel Grajew e Julia Tygel). Transita com naturalidade na música popular brasileira, tendo gravado com Dori Caymi, Renato Braz, Celso Viáfora e Fabiana Cozza. É violoncelista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde 1998 e professora de violoncelo da EMESP, desde 2009. Em 2021 foi convidada para integrar o projeto “Orquestrando o Brasil”, com a elaboração de aulas on-line para estudantes de violoncelo. Já deu aulas e palestras em festivais como: Osuspfest (SP), FEMUSC-Jovem (SC), 23º Encontro de Violoncelos (RS), Seminário de Pedagogia (UFMG) e IV Encontro de Cordas Flausino Valle. É graduada em Terapia Ocupacional na USP, com especialização em Saúde Mental na UNIFESP. Apesar de não atuar na área, seu interesse pela Saúde do Músico a acompanha desde sua formação universitária.
Adriane Savytzky
Bacharel em instrumento (Violoncelo) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Zygmunt Kubala. Especialização em violoncelo na Yale University, em New Have (EUA), com Aldo Parisot. Especialização na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa (Portugal), com Paulo Gaio Lima. Atuou como primeiro violoncelo na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra da Unisinus, Orquestra de Camera de Blumenau, Salzburg Chamber Soloists (Áustria), Deutsche Kammerakademie Neuss am Rheim (Alemanha). Como concertino atuou na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Participou do concerto aos 500 anos do descobrimento do Brasil em Portugal, com a obra “Villa-Lobos Bachianas Brasileiras n.1″, com os violoncelista da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Participou de tournês com a Orquestra Salzburg Chamber Soloists em renomadas salas de concertos como: Filarmonica de Berlim, Concertgebouw (Amsterdan), Tonhalle (Zurique), Medelim (Colombia), Teatro Colon (Argentina), Grosse Saal do Mozarteum (Áustria). Tournês em vários países da Europa, Ásia e Américas. Com o Trio Krug-Vanzella-Savytzky, camerista no International Performing Arts Center (Moscou-Rússia). Premiada em vários concursos. Recebeu premio de “Cidade de Curitiba” da Camera Municipal de Curitiba. No Brasil atua como solista e professora em vários Festivais de Música. Atualmente é violoncelista do Trio Paranaense, e professora da classe de violoncelos da AETMP e coordenadora artística.
Janaina Salles

Orquestra Sinfônica Nacional da UFF

Mestre em violoncelo pela Hochschule Musik Luzern, em Lucerna na Suíça, classe de Marek Jerie (Guarnieri Trio Prague), e bacharel no instrumento pelo Conservatoire Supérieur et Académie de Musique Tibor Varga, classe de Márcio Carneiro, em Sion, na Suíça, obtendo menção “avec distinction du jury”. No Brasil, estudou com Alceu Reis e foi premiada 3 vezes com bolsa da Fundação Vitae para a realização de seus estudos, assim como um prêmio anual do Konservatoriumsverein Luzern para a conclusão do mestrado. Na Suíça foi aluna de Gabor Tákacs-Nagy e Paul Coker na música de câmera, e atuou em diversas orquestras, incluindo a Orchestre de Chambre du Valais, a Sinfonietta de Lausanne e a Orchestre des Jeunesses Musicales de Saint-Maurice. Gravou os 7 quartetos de cordas do compositor suíço Guy Kummer-Nicolussi em 2007 (Catai Quartets). É fundadora do quinteto Tango Sensations que atua ativamente na Suíça e na França desde 2006. Com o ensemble, gravou o CD “Milonga Loca” em 2009, assim como concertos a convite da Radio Suisse Romande. Participou ativamente de masterclasses ministradas por Antonio Meneses, Frans Helmerson, François Guye, Gerhart Darmstadt e Leslie Parnas, bem como de diversos festivais nacionais e internacionais. Entre eles se destacam a Académie de Musique de Sion (Suíça), o Curso de Aperfeiçoamento de Violoncello de Gubbio (Italia), o Manchester Internacional Cello Festival (Inglaterra), The Britten-Pears Festival em Aldeburgh (Inglaterra), Campos do Jordão e Curitiba. A convite do SESC formou o Quarteto Belmonte, que levou a música de Edino Krieger e das Bienais de Música Contemporânea a todos os estados do Brasil. Foi professora de violoncelo substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é violoncelista do Gaia Trio e da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.
Kalyne Valente

Instituto Estadual Carlos Gomes

Natural de Belém do Pará, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e diplomou-se no Conservatório Carlos Gomes em 2002 . Em 2004 concluiu o curso de Bacharelado em Música/ habilitação em Violoncelo na classe do prof. Antonio Del Claro na Universidade Estadual do Pará. É especialista em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI e Mestre em Violoncelo com ênfase em Performance do Séculos XX e XXI, tendo sido orientada pelo Prof. Dr. Fábio Presgrave, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou de diversos festivais como Brasília, Belém, Londrina, Curitiba, Piracicaba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Poços de Caldas e Jaraguá do Sul. Dentre os principais professores com quem teve masterclass estão Martin Ostertag, Mark Kossover, Bernard Loecher, Matias de Oliveira Pinto, Alexander Hulshoff, Brinton Smith, Yo-Yo Ma e Darret Adkins. Em São Paulo integrou a Orquestra Sinfônica Heliópolis e foi professora do Instituto Baccarelli e Projeto Guri. De 2009 a 2014 foi professora efetiva do Conservatório Pernambucano de Música em Recife-PE, professora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e do projeto Atitude e Cooperação em Natal-RN. Integrou o Trio Camerístico Paraense com o violinista Celson Gomes e a pianista Helena Maia e a Orquestra Sinfonica do Theatro da Paz. É coordenadora adjunta da Mostra de Violoncelos do Pará desde sua criação em 2016. Atualmente integra o Quarteto de Cordas Carlos Gomes-Belém e é professora efetiva de violoncelo do Instituto Estadual Carlos Gomes e da Fundação Amazônica de Música, em Belém-Pará.
Lui Coimbra
LUI COIMBRA é violoncelista e cantor, violonista, compositor e arranjador. Como artista solo, teve seu CD “OURO e SOL” considerado pela critica como um marco por seu trabalho de resgate e renovação da música e das manifestações tradicionais populares dando-lhes um tratamento contemporâneo e refinado. Reconhecido por sua particular contribuição para música popular brasileira contemporânea, atuando ao lado de gigantes da MPB como Ney Matogrosso, Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Zizi Possi, Ana Carolina, Zeca Baleiro, Oswaldo Montenegro, Caetano Veloso, Elba Ramalho ou a frente de seus grupos, Aquarela Carioca e Religare, Lui conjuga a erudição do violoncelo, instrumento que o consagrou, `a pesquisa da sonoridade de um país de matizes diversos. Por suas mãos, o violoncelo já passeou pelos sertões brasileiros, viajou pelos mantras indianos, subiu em vários trios elétricos e percorreu os mais importantes teatros e festivais do Brasil e do exterior mostrando toda a versatilidade desse maravilhoso instrumento. É também diretor musical do projeto VIOLA PERFUMOSA (considerado o melhor disco de 2018). Em seu currículo constam a participação em mais de 300 CDs e DVDs, 8 trabalhos autorais e produções de premiadas trilhas sonoras para teatro e TV. Em seu trabalho solo, cantando e tocando violoncelo, LUI faz um cuidadoso garimpo em baticuns, canções, cirandas e poemas e conduz o ouvinte por espaços, cores e sentidos de um Brasil muito particular e comovente .
Teresa Cristina Rodrigues

IFPB

Teresa Cristina Rodrigues é professora no Instituto Federal da Paraíba em João Pessoa, PB, Brasil. Possui Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2009), Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (USP – 1986) e Mestrado em Música pela Lousiana State University (LSU – 1992). Estudou violoncelo barroco no Conservatório Real de Haia na Holanda (Koninklijk Conservatorium Den Haag – 1993). Integrou o Grupo Novo Horizonte com o qual realizou inúmeras primeiras audições de obras de compositores brasileiros. Participou dos Festivais Música Nova (1995, 1996, 1997) e se apresentou com o Ensemble Nord da Dinamarca. Gravou e produziu o CD TRIPLO CONTÍNUO, com obras do Barroco Italiano com o grupo Triplo Contínuo. Apresentou-se com o Triplo Contínuo em recitais na Grécia e como conjunto solista frente à Orquestra Nacional de Thessalonique. Participou do intercâmbio cultural Brasil-Holanda e, dentro deste projeto, se apresentou com o grupo holandês Musica Ad Rhenum. Recebeu a dedicatória em diversas composições para violoncelo de importantes compositores brasileiros e tem sido responsável por inúmeras primeiras audições. Integrou a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, com a qual atuou como solista. Integrou a Orquestra Sinfônica da USP por 26 anos, com a qual também atuou como solista. Na área de música de câmara, integrou o Ensemble Nota Buonna e o Quarteto Wolfgang, especializados no repertório do período clássico e o grupo Sonâncias com o qual gravou o CD ResSonancias com obras de compositores brasileiros do século XXI. Organizou e publicou o álbum Violoncelo XXI juntamente com doze compositores brasileiros e com os Profs. Dr. Fabio Presgrave e Dr. Felipe Avellar de Aquino, dedicado ao repertório para violoncelo do século XXI. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino, música do século XVIII e música contemporânea. No último ano coordenou o projeto de extensão: Falando de Música na Pandemia.
Timóteo Esteves
Timóteo Esteves natural de Recife-PE, compositor, violoncelista e pedagogo formado pela Universidade Federal do Amazonas 2007, iniciou os estudos de violoncelo com a mestra Emilia Valova no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Como violoncelista fez turnês no Brasil com as orquestra: de Câmara do Amazonas e Amazonas Filarmônica. E no exterior com as orquestras: Experimental da Amazonas Filarmônica – Argentina – (2010) e Sinfônica Mariuccia Iacovino – Bolívia e Nova York – (2010 e 2011), tocando em palcos como: Sala Cecília Meireles – RJ, Theatro Municipal – RJ, Centro Sinfónico de La Paz – Bolívia e United Palace – Broadway NY. Como professor, ministrou aulas do II Fórum de Música de Vilhena (2011) e no Liceu de Artes Cláudio Santoro desde 2009. Como compositor participou do Panorama dos Compositores Amazonenses com a música “Indígena” interpretação da Orquestra de Câmara do Amazonas sob regência do maestro Marcelo de Jesus (2015), estreou o dueto de violino e violoncelo “tango na Selva” no festival “Encontro na Selva” (2019), estreou o dueto de viola e violoncelo em ocasião do evento “Academia de Portas Abertas”(2019), estreou a obra para o espetáculo de balé “Paixões Segundo Camille” e estreou a música Solo Amazônico no Cellos in Concert, uma ação beneficente realizada pela Tearte Produções Musicais no (2019). Como Orquestrador escreveu os arranjos para Orquestra de Câmara do Amazonas e banda no espetáculo David Bowiel (2016), compôs a “Abertura” e orquestrou para o espetáculo Dream – O Musical da Marcella Bártholo (The Voice Kids Brasil) com a Orquestra Tearte e a banda (2017), orquestrou a música Tic Tic Tac interpretada por Zezinho Corrêa e Orquestra Amazonas Filarmônica no II Encontro de Bateristas de Manaus (2017), arranjou e compôs para o espetáculo de música experimental bjÖrkCA interpretado por Manuela Freua (2018), arranjou para o espetáculo Momentum e All Star (2019). Anualmente é sócio fundador da Tearte Produções Musicais, violoncelista na Orquestra Amazonas Filarmônica e professor de violoncelo no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.