O 3º Encontro da Abracello acontecerá de 6 a 10 de setembro de 2023, na cidade de São Paulo, em parceria com a Fundação Osesp. O evento será sediado na Sala São Paulo, com workshops, mesas redondas, masterclasses e recitais diários nas dependências da Sala e um grande concerto final na série Matinais no domingo dia 10, em que mais de 100 violoncelistas subirão ao palco principal.
No Encontro da Abracello de 2023 pretendemos seguir nesta mesma linha, mas nessa edição especial usufruindo de tudo o que a Sala São Paulo pode proporcionar aos alunos e professores e também ao público da cidade de São Paulo. A Abracello está constantemente se atualizando sobre as manifestações artísticas que acontecem no mundo em que o violoncelo é protagonista, como por exemplo a Cello Biennale de Amsterdam, que aconteceu em setembro de 2022. A direção artística e coordenação pedagógica formada por coordenadores da Abracello pretende trazer essas visões de vanguarda para o Encontro. Serão oferecidos workshops sobre assuntos relacionados ao violoncelo, como “Música e parentalidade”, tema muito atual e pertinente ao ensino do instrumento, “Violoncelo popular”, para os estudantes que buscam uma carreira empreendedora na música, entre outros. Nas mesas redondas serão debatidos assuntos como inovações no campo da pedagogia e performance, violoncelo popular e carreira de violoncelista em uma orquestra profissional. Estes temas são de grande importância para a formação dos estudantes, além de propiciar um momento de troca valiosa entre profissionais do violoncelo atuantes em diferentes cenários. Esse é um grande diferencial dos Encontros da Abracello: não é somente para alunos, mas também para os profissionais.
Como professores ministrantes das masterclasses e artistas convidados teremos renomados violoncelistas de formação e carreira internacional, como Tania Lisboa, Marina Martins, Matias de Oliveira Pinto, e também grandes performers e pedagogos atuantes no Brasil, como Robert Suetholz, Andre Micheletti, Fabio Presgrave, Hugo Pilger Teremos este ano aulas especiais para ensino infantil e também para música popular, com Jaques Morelenbaum e Yaniel Matos. Como na edição anterior, teremos alunos bolsistas de projetos sociais, para que tenham a oportunidade de participar da experiência transformadora dessa imersão no universo do violoncelo, e assim também a Associação pode conhecer melhor a sua realidade e perceber de que forma pode participar do seu desenvolvimento.
Além de todos os detalhes pensados para a troca de experiencias entre alunos e profissionais, nesta edição de 2023 o Encontro tem um foco especial: o público. A Sala São Paulo é o coração da música erudita no País, e queremos aproveitar esta oportunidade para mostrar para o público da Sala tudo o que o violoncelo é capaz de fazer. Para tanto, organizaremos recitais gratuitos durante todos os dias do Encontro às 19:00. Serão apresentações curtas, que tem por objetivo apresentar as múltiplas facetas do violoncelo para o publico, despertar a curiosidade sobre o instrumento, para que comecem a criar uma relação pessoal com a sua sonoridade. Os recitais terão performances bastante variadas, compostos por professores e participantes do Encontro.
O concerto final será uma grande festa. Uma amostra de tudo o que representa a Abracello: diversidade, excelência, união. Será com certeza um marco na história do violoncelo brasileiro: mais de 100 violoncelos no palco, cada um com a sua voz, todos pulsando juntos, como um só coração.
PROGRAMAÇÃO
I Simpósio da Abracello – 11 e 12 de setembro de 2023
O I Simpósio da ABRACELLO (Associação Brasileira de Violoncelistas) terá como tema: O Violoncelo no Brasil: reflexões, diálogos e perspectivas. O evento será realizado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), no dia 11 de setembro de 2023 na USP-SP, e no dia 12 de setembro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de maneira presencial, com a possibilidade de participação online ao vivo, de maneira excepcional, apenas para os participantes que farão comunicações orais e não poderão comparecer ao evento presencialmente.
Inscrições:
https://www.even3.com.br/i-simposio-abracello
Programação:
I – Palestra e Recital
Finalidade: propiciar a reflexão do tema geral do Simpósio por convidados/as de reconhecimento nacional e internacional.
II – Mesa-redonda
Finalidade: abordar temas de interesse da área sob distintas perspectivas de análise, por pesquisadores/as convidados/as de reconhecimento nacional e internacional.
III – Sessão de Comunicação Oral
Aberta a pesquisadores com a finalidade de promover espaço de apresentação de trabalhos científicos que serão submetidos previamente ao Comitê Científico e selecionados para o evento.
Professores participantes:
Tânia Lisboa (Royal College of Music)
Fábio Presgrave (UFRN)
Hugo Pilger (UNIRIO)
Lars Hoefs (UNICAMP)
Raquel Rohr (UFJF)
André Micheletti (USP)
Suzana Kato (UFBA)
Abel Moraes (UFSJ)
Pedro Bielschowsky (UnB)
Elise Pittenger (UFMG)
Teresa Cristina Rodrigues (IFPB)
Perfil do público alvo:
Pesquisadores vinculados a instituições ou autônomos, pós-graduandos e graduandos em performance musical e áreas afins, docentes de programas de pós-graduação em música, docentes de cursos de graduação em música, docentes de conservatórios e escolas de música, artistas-pesquisadores, músicos de orquestra.
Datas importantes:
– Inscrições: a partir de 05/05/2023
– Submissão de trabalhos para avaliação: 05/05/2023 a 05/06/2023
– Avaliação de trabalhos:06/06/2023 a 30/06/2023
– Divulgação de resultados: 07/07/2023
– Envio da versão final dos trabalhos no e-mail: simposio.abracello@gmail.com – 08/07/2023 a 17/07/2023
– Envio do comprovante de associação no e-mail: simposio.abracello@gmail.com – até 07/08/2023
– Opção pela apresentação presencial ou online no e-mail: simposio.abracello@gmail.com
– Divulgação da programação completa no site da ABRACELLO: dia 20/08/2023
Detalhamento sobre as inscrições e participação:
1. Todas as propostas aprovadas serão apresentadas no Simpósio de maneira presencial (ou online – quando solicitada pelo pesquisador).
2. Ao optar para apresentação online, o pesquisador se compromete a dispor de computador (ou outro dispositivo correlato) e conexão de alta velocidade, e estar pronto para a transmissão pelo menos 30 minutos antes de sua participação; se compromete também a atender a pedidos de testes prévios com o técnico do Simpósio nos dias anteriores próximo ao evento.
3. Os participantes na modalidade online devem preparar uma gravação da apresentação e enviar com até 7 (sete) dias de antecedência do evento, como garantia para eventuais problemas de conexão que possam ocorrer no momento da apresentação.
4. A participação dos inscritos com perguntas e debates do evento será coordenada pelos mediadores das sessões.
5. As listas de presença para fins de emissão de certificados serão efetuadas em cada sessão do Simpósio.
6. Serão aceitas no máximo 3 (três) submissões de um(a) mesmo(a) autor/a ou coautor/a. No entanto, não há limite de número submissões de coautores.