I Encontro da Abracello – via plataformas virtuais 2021

Em 2021, no mesmo ano da criação da Abracello, tivemos a alegria de realizar nosso primeiro Encontro, via plataforma digitais. Foram quatro sábados, entre novembro e dezembro, nos quais tivemos workshops, mesas redondas e entrevistas com grandes experts do violoncelo no Brasil. Em cada dia do Encontro abordamos áreas diferentes, que tem sido prioridades entre os coordenadores da Abracello: ensino e aprendizagem, saúde do músico, violoncelo popular e resgate da história do violoncelo no Brasil. Os violoncelistas coordenadores se reuniram nos grupos de trabalho e decidiram democraticamente a programação do encontro. Todas as atividades foram gravadas e estão disponíveis no nosso canal do Youtube.

Na abertura do Encontro (13/11/2021), tivemos a honra de receber o patrono da Abracello, Antônio Meneses e um de nossos Conselheiros, Hugo Pilger, que nos brindaram com uma frutífera e fluida conversa sobre carreira, preparação para performance e fatos históricos sobre o violoncelo no Brasil. Tivemos uma excelente participação de público-alvo da associação, que inclusive teve a chance de enviar perguntas para nosso patrono, via Instagram. Em seguida, realizamos a mesa de abertura do Encontro, bastante informal, na qual foram resgatadas memórias da primeira associação e feitas reflexões sobre a função e possíveis ações da recém-criada Abracello. A mesa foi composta por Atelisa de Salles (representando a ABV, de 1965), os Conselheiros Jacques Morelenbaum, Fabio Presgrave, Hugo Pilger e duas violoncelistas do Núcleo de Coordenação: Maria Eduarda Canabarro e Vana Bock.

No segundo dia do Encontro (20/11/21), abordamos a temática da Saúde do Músico, sob a perspectiva de vários violoncelistas que, além de se interessarem pelo tema, dedicaram mestrados, doutorados, artigos e livros no intuito de aprofundar a pesquisa nesta área. Além da mesa redonda “Afinando corpo e mente: por um violoncelista mais saudável e feliz”, da qual participaram Abel Moraes, Meryelle Maciente, Robert Suetholz, Tânia Lisboa e Vana Bock, tivemos uma palestra sobre Biofeedback, ministrada por Paulo Rabello e workshop sobre Qigong e Taichi, conduzido por João Paulo Freitas e Vana Bock. Os violoncelistas deste grupo de trabalho apontaram elos possíveis entre pesquisa e prática, mostrando a importância desse tema no cotidiano dos violoncelistas, profissionais ou estudantes.

O grupo do Violoncelo Popular trouxe uma tarde única para o terceiro dia do Encontro (27/11/2021)! Duas rodas de conversa trouxeram experiências incríveis. A primeira com o curioso tema “Dores e delícias do violoncelo popular” possibilitou o compartilhar de ideias entre Jacques Morelenbaum e os violoncelistas Lui Coimbra, Yaniel Matos e Maria Clara Valle, sob mediação de Meryelle Maciente. Já na segunda roda “Panorama do Violoncelo Popular no Brasil hoje”, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho musical de violoncelistas que estão despontando no cenário atual, dotados de muito talento, criatividade e versatilidade de estilos: Erica Navarro, Federico Puppi, Flávia Chagas, Jeff Moura, Pedro Bevilaqua e Pedro Huff, mediação de Maria Clara Valle.

E finalmente, a temática de Ensino e Aprendizagem coroou o quarto dia do Encontro (4/12/2021). Realizamos uma mesa redonda muito inspiradora com o tema “Meu mestre interior: conduzindo a própria aprendizagem”, com a participação de Maria Alice Brandão, Frederico Nable, Heloísa Meirelles e Lui Coimbra. E para fechar o Encontro, uma entrevista com Matias de Oliveira Pinto, pautada principalmente nas estratégias de estudo técnico e desenvolvimento artístico do violoncelista, conduzida por Maria Eduarda Canabarro.

Relevante lembrarmos que durante o mês do Encontro, a Abracello postou, nas plataformas digitais, entrevistas com vários dos expoentes do violoncelo no Brasil, realizadas por seus ex-alunos. Além disso, vários de nossos coordenadores e conselheiros enviaram vídeos de gravações de obras realizadas durante a pandemia. Essas duas ações tornaram o encontro muito rico do ponto de vista musical e humano.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos violoncelistas do grupo de trabalho da Comunicação que se dedicaram à divulgação do evento e postagens de vídeos e entrevistas, bem como a todos os coordenadores da Abracello que ajudaram na produção do evento, os que aparecem nos videos e aqueles que trabalharam nos bastidores, todos com igual envolvimento. Agradecemos também aos alunos e público que acompanharam as lives, aprendemos sempre com vocês e ficamos felizes de levar o violoncelo até onde vocês estão. O 1º Encontro da Abracello mostrou que muitos corações e mentes podem trabalhar melhor juntos de forma cooperativa, democrática, construtiva e respeitosa. É nosso desejo que os próximos Encontros da Abracello sejam também pautados por estes valores.

 

13 de novembro – Abertura

 

27 de novembro – Violoncelo popular